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Vamos ser francos, na hora de contratar um seguro, seja ele qual for, você leva em consideração o atendimento da sua corretora? Ou o preço do seguro é a única coisa que lhe chama a atenção?
Se você nunca precisou usar o seguro muito provável que a resposta para a primeira pergunta seja “não”, mas tome cuidado quando você precisar de ajuda.
Atualmente existem no Brasil milhares de corretoras de seguros, segundo a Fenacor, são 93.859 corretoras ativas. Sem contar os diversos assessores e comerciais que trabalham direta e indiretamente vendendo apólices de seguro.
Com tantas opções assim no mercado você pode e tem o direito de exigir no mínimo um atendimento de qualidade.
Até mesmo os gerentes de contas nos bancos entram em contato para fechar um seguro para dar uma ajudinha na meta. Tudo bem, isso não é um grande problema, muitas vezes a ajuda do banco é bem-vinda, especialmente agora com uma pandemia.
Quero deixar claro que não estou julgando e bem falando mal de nenhuma corretora, muito menos dizer que sou a melhor. Mas nesses 12 anos trabalhando como corretor já vi muito cliente fazendo trabalho que o corretor deveria fazer.
Por isso eu resolvi separar aqui x itens mínimos que toda corretora de seguros de veículos deveria apresentar para seus clientes, confira e veja quais você recebe:
1. Apresentar mais de uma opção de seguradora
O PREÇO DO SEGURO DO MESMO VEÍCULO PODE VARIAR BASTANTE ENTRE CADA SEGURADORA
No geral a maioria das corretoras de seguros operam com as mesmas seguradoras no mercado, principalmente quando falamos de seguro de veículos, que é o mais contratado no Brasil.
Quando você solicitar uma nova cotação de seguro peça sempre para ver os valores de pelo menos 3 seguradoras diferentes. É normal o mesmo veículo apresentar valores bem diferentes em seguradoras diferentes.
Mas porque isso acontece? O preço de seguro de um determinado veículo é baseado em dados estatísticos como roubo, furto, acidentes e também são levados em consideração dados demográficos e geográficos. E isso pode variar entre cada seguradora!
Por isso o preço de um VW Gol pode custar R$ 1.000,00 na seguradora X e na seguradora Y, o mesmo seguro custar R$ 1.500,00.
2. Apresentar as coberturas básicas e opcionais
ENTENDA O QUE VOCÊ CONTRATOU NA SUA APÓLICE
O seguro de veículos possui diversas opções de coberturas, desde as básicas como opcionais. Você não precisa contratar todas, precisa saber quais são suas necessidades e quais as certas para contratar.
Hoje você pode contratar desde um seguro mais simples com cobertura somente em caso de roubo e furto como também um bem completo, com carro reserva durante todo o tempo que seu carro ficar no conserto.
Converse com seu corretor(a) e veja quais são suas necessidades, seu orçamento e o que está disponível para contratar.
3. Enviar o contrato de seguro logo após a contratação
VOCÊ PRECISA TER SUA APÓLICE DE SEGUROS
Pode parecer lógico, mas já vi pessoas que fecharam o seguro e estão esperando receber a apólice até agora. Hoje em dia com tanta tecnologia disponível você consegue receber o contrato de seguro logo após que sua corretora faz a transmissão.
Sobre receber o documento físico pelo correio, essa modalidade está com os dias contados. Muitas pessoas ainda gostam de ter o papel impresso e também o famoso cartão da assistência 24h, mas com as opções de aplicativos cada vez mais presentes, o documento física deixará de existir.
4. Facilidade na comunicação com a sua corretora de seguros
TENHA UM CANAL DE COMUNICAÇÃO DIRETO COM SEU CORRETOR
Quando você precisa, consegue falar com seu corretor(a) facilmente? Você tem o telefone de contato diretamente dele ou precisa ligar para uma central e aguardar para ser atendido? Você precisa ter facilidade para falar com a sua corretora.
Não estou falando que você vai ligar as 02h00 da manhã e seu corretor precisa estar do lado do telefone para atender, mas quando você tem alguma dúvida consegue um retorno fácil. Claro, existem corretores que atendem de madrugada, isso vai de cada profissional.
Tenha salvo no celular o telefone fixo da corretora, da assistência 24h da seguradora e principalmente o WhatsApp do seu corretor(a). Tenha um canal de comunicação direto com ele.
5. Bateu o carro? Deixe que seu corretor resolva
NA HORA DO SINISTRO, SEU CORRETOR PRECISA RESOLVER
Se envolver em um acidente de trânsito não é legal, e muitas vezes pode causar naturalmente uma dor de cabeça. Na minha opinião, como corretor de seguros, acho que é nessa hora que o corretor precisa agir, é a oportunidade de mostrar seu trabalho.
O cliente precisa fazer o menor esforço possível aqui, deixando todo o trabalho para o corretor. É nessas horas que você vai confirmar se o atendimento prometido quando fechou o seguro será cumprido.
Isso inclui também o atendimento fornecido para terceiros no acidente, quando houver. Imagina a pessoa que você bateu o carro ligando todo o dia para você cobrando o conserto? Nada legal né?
6. Enviar a renovação do seguro com antecedência
RECEBA SUA RENOVAÇÃO COM ANTECEDÊNCIA
Você recebe a renovação do seu seguro no dia do vencimento? Bom, tem gente que nem recebe! Se você sabe e cuida do vencimento do seu seguro isso é ótimo, e provavelmente não seria um problema, mas com tantas coisas para controlar, o seu corretor podia lembrar disso, certo?
Normalmente seguro de veículo não é algo muito barato, é bom fazer um planejamento financeiro. E também as suas necessidades podem ter mudado desde quando você fez a primeira contratação.
Conclusão
Sim, atualmente existem milhares de corretoras e pessoas oferecendo seguro. Seu gerente do banco oferece também. Mas você não precisa contratar com qualquer um, apenas pelo menor preço. Você consegue contratar um seguro com preço bom e corretor com atendimento atencioso.
Ninguém faz seguro pensando em usar, mas quando precisa quer a menor dor de cabeça possível. O corretor é a pessoa responsável por contratar sua apólice de seguro e oferecer a manutenção dela durante todo o período de vigência do contrato.
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