1 minuto para você ler ;)
Finalmente chegou nas lojas o grande lançamento para a categoria scooter deste ano, a nova Yamaha Xmax. O modelo começou sua pré-venda logo no início do ano de 2020 com previsão de entrega do primeiro lote em julho, e deixou muita gente curiosa.
Aproveitando para comentar, a categoria scooter é uma das que mais vem crescendo nos últimos tempos no mercado brasileiro. Fáceis de dirigir, baratas e econômicas, elas acabam se tornando a melhor opção tanto para quem quer trocar o carro pela moto como para pilotos(as) de primeira viagem.
Confira também: Quais sãos as melhores e mais baratas scooter vendidas no Brasil.
O lançamento foi um sucesso de vendas e seu estoque foi rápido, no site a montadora informa que sairá um novo agora em agosto. Enquanto ela não chega vamos analisar e comparar o custo do seguro nas principais cidades.
Imagem tirada do site Yamana.com.br em 28/07/2020.
Conheça as características da nova Yamaha Xmax
Desde o lançamento do modelo lá no início do ano a Yamaha já fez questão de colocar todas as informações no site, mas vamos lembrar aqui as principais. Esse modelo seria uma irmã maior do modelo Nmax 160.
Motor/Suspensão/Câmbio/Freio
- Tipo: SOHC, 4 válvulas, 4 tempos, Refrigeração líquida
- Potência máxima: 22,8 cv (7.000 rpm)
- Torque: 2,5 kgf.m (5.500 rpm)
- Cilindros: 1
- Cilindradas: 250
- Diâmetro x Curso: 70,0 x 64,9 mm
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Alimentação Injeção eletrônica
- Tipo de combustível: Gasolina
- Suspensão dianteira: Garfo telescópico
- Suspensão traseira: Moto-balança
- Curso da suspensão dianteira: 110mm (suspensão) / 110 mm (roda)
- Curso da suspensão traseira: 92mm (suspensão) / 79 mm (roda)
- Sistema de transmissão: Automático
- Transmissão final: Engrenagens
- Embreagem: Sapata Centrífuga Seca
- Sistema de Freios: ABS
- Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Ø do freio dianteiro: 267 (Ø externo)
- Freio traseiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
- Ø do freio traseiro: 245 (Ø externo)
*Informações tiradas do site da Yamaha.
Além das especificações técnicas a nova Yamaha XMax apresenta painel multifuncional de LCD com diversas funções para melhorar a pilotagem, apoio para as pernas, rodas grandes e pneus largos para-brisa e guidão ajustável, faróis e lanternas em LED, bom espaço embaixo do banco + porta objetos, smart key e tomada de 12v.
Quanto custa o seguro da nova Yamaha Xmax?
Confira abaixo as tabelas com o preço de seguro para a nova Yamaha XMax nas 20 capitais brasileiras mais populosas. Para saber a metodologia utilizada nas cotações no final desse artigo possui como fui calculado o preço de seguro.
Vale lembrar que os valores estão sendo calculados em julho de 2020 e poderão sofrer alterações caso você esteja lendo em outra data, assim como informações de CPF, CEP e demais informações pessoais poderão ter impacto no preço final.
Preço do seguro nova Yamaha XMax.
Tabela esquerda perfil masculino e tabela direita perfil feminino.
Conclusões:
Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o preço de seguro entre homens e mulheres varia pouco. O seguro para perfil masculino teve aumento de apenas 5,38% na cobertura total e 1,73% na cobertura roubo e furto;
As capitais mais caras para seguro são Rio de Janeiro e São Paulo, todas as outras apresentam uma média constante de valor do seguro.
Como foi calculado o preço do seguro?
Para chegar nos preços médio de seguro da nova XMax levei em consideração 2 perfis como seguro novo sem bônus de renovação:
Homem, 30 anos, solteiro, morando em apartamento, garagem na residência e no trabalho e único condutor;
Mulher, 30 anos, solteira, morando em apartamento, garagem na residência e no trabalho e única condutora.
As cidades escolhidas foram as 20 capitais com o maior número de habitantes, são elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Goiânia, Belém, Porto Alegre, São Luís, Maceió, Campo Grande, Natal, Teresina, João Pessoa, Aracajú e Cuiabá.
Como pode haver diferenças de preços entre bairros, escolhi a região central de cada capital e utilizei o CEP na cotação. Por isso poderá haver diferenças para pessoas com perfis similares mas que moram em lugares diferentes na mesma cidade.