top of page
Lucas Amaro

Pneu que não fura é a nova aposta do mercado de veículos


Pneu-carro-a-prova-de-furo

Imagina você não precisar se preocupar mais em ter que trocar com o pneu furado do seu carro? Seria uma maravilha, não é? Pois então, a montadora GM e a fabricante de pneus Michelin estão trabalhando juntas desenvolvendo essa nova inovação para o mercado de veículos.

Atualmente já existe a tecnologia chamada runflat, que permite você rodar com o pneu por alguns quilômetros mesmo depois de furado, possibilitando andar até um local seguro, porém é preciso que seja feita a troca ou reparo assim que possível.

O novo modelo, que ainda está em fase de teste pela General Motors em parceria com a Michelin é chamado de UPTIS, da clica em inglês, Inique Puncture-proof Tire System, ou em português algo como sistema único de pneus à prova de furos.

Pneu-michelin-prova-de-furo

Além da principal vantagem de não furar, o novo pneu ainda oferece vários outros benefícios, como não precisar se preocupar com a calibragem correta, o que muitas pessoas não fazem corretamente, deixando de economizar combustível e dando mais manutenção nas peças gastas.

Além disso ele será ecologicamente correto, pois diferente dos modelos atuais, que muitas vezes não são possíveis de reparar e necessitando que seja feita a troca, o pneu a prova de furo terá uma durabilidade muito maior. Outra grande vantagem seria a eliminação do estepe.

De acordo com a Michelin, cerca de 200 milhões de pneus são descartados no lixo a cada ano, 20% desse total são devidos a furos e mal uso. Imagina quanto lixo poderia deixar de ser produzido com essa nova tecnologia?

Os testes serão feitos durante todo esse ano ainda, e a montadora estima que poderá adotar a tecnologia nos veículos à passeio até 2024. Segundo o vice-presidente de comprar de suprimentos da GM “a empresa está bem animada com as possibilidades que podem ser criadas com os novos pneus e irá contribuir com a Michelin nessa aposta inovadora”.

Cote-seguro-carro-gratis-online

Kommentare


bottom of page