top of page
Lucas Amaro

Como funciona o seguro de moto?

como-funciona-seguro-moto

Como funciona o seguro de moto?

 

Um seguro de moto é um contrato que você faz através de uma corretora de seguros com o objetivo de transferir os riscos para uma seguradora.

 

Ou seja, se roubarem ou você bater sua moto essa seguradora irá pagar o conserto ou então lhe indenizar pelo preço de outra.

 

Claro que existem algumas informações e detalhes importantes que você precisa saber na hora da indenização, então confira que vou te contar tudo sobre como funciona o seguro de moto.

 

Quais coberturas o seguro para moto oferece?

 

O seguro de moto oferece cinco tipos de coberturas para você escolher, porém a cobertura de quebra é obrigatória, não é possível tirar do contrato.

 

1. Cobertura compreensiva

 

A cobertura compreensiva oferece a proteção mais completa, e mesmo com tantas opções com preços menores, ela continua sendo a mais procurada pelos motociclistas. Claro, proporcionalmente também será a cobertura com o preço mais caro.

 

Ela protege sua moto contra incêndio, roubo, furto, colisão com perda parcial, colisão com perda total e danos contra terceiros. Com ela, não há com o que se preocupar quando acontecer qualquer coisa com sua moto, basta acionar a sua corretora de seguros.

 

Nessa cobertura, as seguradoras são mais exigentes na hora de aceitar os modelos de motos, então motos com fabricação mais antiga, principalmente importadas muitas vezes não são aceitas.

 

Além das coberturas acima que estão automaticamente incluídas nessa modalidade, você também consegue escolher entre diversas coberturas adicionais que poderão te ajudar a resolver futuros imprevistos ocorridos no seu dia a dia.

 

São muitas opções como: faróis, lanternas, retrovisores, acidentes com passageiros, danos morais, despesas extras, proteção para malas e bagageiros, carta verde.


Mas vale lembrar que é sempre analisar antes se você realmente precisa, pois tudo irá influenciar no preço final do seu contrato.

 

2. Cobertura roubo, furto, perda total por colisão e danos contra terceiros

 

É uma opção quase completa, a principal diferença entre a cobertura compreensiva é que não irá indenizar em casos de perda parcial para sua moto, ou seja, não cobre o conserto dela na oficina caso precise arrumar.

 

Tem um preço ligeiramente menor do que a primeira opção, porém a grande vantagem é que aceita quase todos os modelos de motos. Você consegue fazer o seguro de moto antiga e de moto importada, independente do ano de fabricação. 

 

As coberturas oferecidas são: roubo, furto, perda total por colisão e danos contra terceiros. Se essa opção se encaixa no seu perfil de motorista então solicite uma cotação de seguro agora mesmo.

 

3. Cobertura roubo, furto e perda total por colisão

 

Roubo e furto com certeza é um dos maiores medos de todo o motociclista, e ficar sem essa cobertura é indispensável para quem está na rua todos os dias com sua moto. Se for esse seu caso então essa pode ser uma ótima opção para você.

 

Além de aceitação quase todos os modelos de motos, independente do ano de fabricação e a nacionalidade, o preço chega a custa 30% menos do que um seguro com cobertura compreensiva.

 

Essa opção irá lhe indenizar caso sua moto seja roubada ou furtada ou sofra um acidente caracterizado como perda total, pagando até 100% do valor da tabela Fipe.

 

4. Cobertura roubo, furto e danos contra terceiros

 

Nessa opção você está protegendo sua moto contra uma das principais preocupações de todo o brasileiro: roubo e furto. Além disso está incluída a cobertura de danos causados em veículos e propriedades de terceiros, que também é muito importante.

 

Possui um preço de seguro bem mais atraente, chegando a custar 50% menos do que a cobertura compreensiva. Também aceita quase todos os modelos de motos, é uma ótima opção para quem não quer gastar muito mas não dispensa ficar sem proteção.

 

As coberturas oferecidas são: roubo, furto e danos contra terceiros. Se essa opção se encaixa no seu perfil de motociclista então solicite uma cotação de seguro agora mesmo.

 

5. Cobertura roubo e furto

 

Se grana está curta mas você não dispensa proteger seu carro também existe uma solução. Um seguro contra roubo e furto pode custar até 60% menos, é a opção de seguro de moto barato mais indicada hoje no mercado.

 

 Aceita praticamente todos os modelos de motos, nacionais e importadas, e ainda oferece uma assistência 24h com diversos serviços além do guincho. E o melhor: possui abrangência em todo o Brasil. Se essa opção se encaixa no seu perfil de motorista então solicite uma cotação de seguro agora mesmo.

 

6. Contra terceiros

 

Por fim, a última cobertura e seguindo a linha de proteção, a cobertura contra terceiros é que oferece menos proteção para sua moto. Na verdade ela não protege sua moto e sim os veículos e propriedades de outros pessoas caso você cause um acidente.

 

Mas não se engane, ela pode parecer desnecessária quando trazido individualmente, porém é de extrema importância para garantir que você não fique com uma dívida enorme para consertar o carro a moto de outra pessoa.

 

Afinal de contas, ninguém está impune de um belo dia sair de casa com o carro e bater na traseira de uma BMW, certo? Também aceita praticamente todos os modelos de carros, e na opinião aqui da corretora, deveria ser um seguro obrigatório.

 

Franquia no seguro moto, como elas funcionam?

 

A franquia é sua participação máxima no mento de acionar o seguro para consertar sua moto em casos de acidentes.

 

Ela existe na opção quando você contrata a cobertura de perda parcial, aquela que conserta a moto na oficina em casos de acidentes, e o valor é pré-definido no momento da contratação do seguro.

 

Confira os tipos de franquias que existem no seguro de moto:

 

1.    Franquia básica 100%

2.    Franquia reduzida 50%

3.    Franquia reduzida 25%

4.    Franquia majorada 200%

 

O valor da franquia é inversamente proporcional ao valor pago pelo seguro, ou seja, quanto maior o valor da franquia, menor o valor do seguro. E quando menor o valor da franquia, maior o valor do seguro.

 

O pagamento da franquia devera ser feito diretamente na oficina em que sua moto for consertada, podendo na maioria dos casos ser parcelada.

 

Como cotar o seguro para sua moto?

 

A cotação é feita através de uma corretora de seguros que trabalhe com esse tipo de produto.

 

Você precisa entrar em contato e passar as informações: modelo, CPF, estado civil, utilização e CEP residencial.

 

Lembre-se das coberturas que o seguro oferece e escolha aquelas que fazem sentido para você.

 

Como contratar o seguro para sua moto?

 

Após fazer a cotação confirme com a corretora qual opção deseja contratar, ela irá preparar o seu contrato, que deverá ser enviado na hora.

 

Confirme suas informações, da sua moto, as coberturas e a forma de pagamento escolhidas.

 

Caso tenha alguma informação divergente comunique imediatamente a corretora para ela poder fazer a correção.

 

O que é necessário para ativar o seguro?

 

Para o seguro começar valer será necessário realizar uma vistoria prévia na moto, caso ela não seja 0 km.

 

Para modelos que sejam 0 km somente com a nota fiscal já é possível deixar em cobertura, dispensando a vistoria.

 

Qual o valor do seguro para moto?

 

Bom, se você chegou aqui tenho certeza que deve estar se perguntando o preço de seguro para sua moto.

 

O preço varia bastante, pois são diversos fatores levados em consideração, além do modelo da moto e os dados pessoais, as seguradoras possuem índices diferentes em cada estado, cidade e muitas vezes em bairros.

 

Temos um artigo falando sobre os preços médios de seguro de moto, considerando os modelos mais vendidos no Brasil, confira.

Comments


bottom of page