Melhor prevenir do que remediar, esse é um ditado que na prática é muito pouco usado aqui no Brasil quando falamos em seguro. Se tratando de uma proteção contra incêndio ou vendaval residencial, é menos ainda.
Segundo dados, menos de 15% das residências em todo o país não possuem nenhum tipo de seguro.
O mais interessante nisso é ele custo muito menos do que o seguro de carro, e oferece reposição para algo com valor bem mais importante.
Talvez a falta de conhecimento para que realmente o produto sirva seja um dos principais fatores pela falta de interesse, pois entender como ele pode ser útil é o primeiro passo para identificar se é necessário ter ou não.
Um seguro residencial tem diversas opções de franquias que podem ser contratadas de acordo com a necessidade de cada tipo de imóvel.
Ele é quase 100% flexível, e por isso o custo pode sair bem baixo, pois não existem coberturas obrigatórias.
Coberturas do seguro residencial para contratar
O seguro é quase 100% flexível porque é necessário constar sempre a cobertura para incêndio ou danos no imóvel oriundo de fogo. Mas todas as outras coberturas são opcionais.
Ou seja, você só paga por aquilo que acha que vale a pena. Veja abaixo todas as coberturas disponíveis que no seguro residencial.
Você só precisa saber quais são elas, para que servem e analisar os riscos de acontecerem no seu imóvel.
Danos causados por fogo
Exemplo: explosão de botijão de gás, curto circuito.
Vendaval, temporal e chuvas de granizo Exemplo: temporal que danifique seu telhado e móveis dentro de casa.
Roubo, furto e Arrombamento
Exemplo: ladrões entrarem e roubarem seus pertences. Cobre ainda os gastos para consertar janelas e portas arrombadas.
Danos elétricos é uma das coberturas opcionais do seguro residencial
Danos elétricos em eletrodomésticos
Exemplo: em dias de temporal que ocorra uma descarga elétrica danificando aparelhos eletrônicos.
Quebra de vidros, portas e janelas
Exemplo: Seu filho brincando no quintal de casa e a bola acaba quebrando a porta de vidro.
Danos em vizinhos e terceiros
Exemplo: uma arvore do seu terreno cai e derruba o muro do vizinho.
Pagamento de aluguel
Exemplo para inquilinos: acontece um incêndio e o imóvel precisa passar por uma reforma. Você receba uma verba mensal para alugar outro imóvel.
Vazamento de canos e tubulações
Exemplo: em caso de rompimento de algum cano que cause alagamento dentro do imóvel.
Roubo de bicicleta
Exemplo: se você for assaltado, dentro ou fora, da sua residência.
Roubo e furto de bike é uma nova cobertura opcional do seguro residencial
Pagamento do condomínio em caso de desemprego
Exemplo: se você perder o emprego tem direito a receber até 3 condomínios para ajudar.
Desmoronamento
Exemplo: desmoronamento de muros, paredes da estrutura da casa.
Serviços residenciais
Exemplo 1: sua pia começa a vazar no sábado de manhã, basta ligar e solicitar serviço de hidráulico. Exemplo 2: chegou em casa e esqueceu ou perdeu a chave, basta ligar e solicitar serviço de chaveiro.
Como fazer para acionar o seguro residencial?
Comunicar um sinistro de seguro residencial não é nada complexo e o processo pode ser feito através da central de telefone, pela internet ou caso você fique com dúvida, através do seu corretor de seguros.
O primeiro passo é confirmar se a apólice possui cobertura para os danos ocorridos no imóvel, por isso é importante que você sempre tenha esse documento guardado (seja físico ou digital).
Abaixo vou contar como ocorreu todo o processo de um sinistro residencial que tivemos recentemente no apartamento de um cliente. Vou cotar de forma resumida o histórico do problema ocorrido.
Assim fica mais fácil de entender como o problema foi resolvido e qual a cobertura do seguro residencial que amparou o cliente no momento do acidente.
Passo a passo de um sinistro residencial na prática
Sinistro residencial em apartamento localizado no 6° andar:
“Cliente informa que está com vazamento no banheiro, dentro do box. O vazamento criou uma infiltração e acabou passando para o apartamento do vizinho. A infiltração danificou o gesso no teto.”
Valor do conserto R$ 610,00.
1° Passo: fazer aviso de sinistro junto a seguradora.
Abrir o chamado junto a seguradora contando o que aconteceu no imóvel, os danos causados, e os locais para reparos.
2° Passo: agendar a vistoria nos imóveis danificados.
Será necessário realizar uma vistoria nos imóveis para constatar os danos e também verificar se existem outros possíveis vazamentos que não foram vistos antes.
Normalmente o prazo médio da indenização é de 20 dias.
3° Passo: análise dos fatos.
Nesse ponto será analisado a vistoria realizada e também solicitado documentos necessários para a conclusão da análise.
Os documentos normalmente pedidos são: comprovante de residência, carta de reclamação do vizinho que foi prejudicado, documentos de identidade, orçamento dos reparos, e outros documentos de praxe.
4° Passo: conclusão e pagamento.
Após análise dos documentos, a seguradora informa a data de previsão de pagamento para o cliente. A indenização será feita direto na conta do seguradora e não do terceiro.
Desde a data de comunicação até a data de indenização se passaram 22 dias. Está dentro do prazo médio de indenização de um sinistro residencial, que são de 20 dias a partir da comunicação.
Existe cobrança de franquia no seguro residencial?
Diferente do seguro de carro, a franquia no seguro residencial funciona por dedução e não por pagamento. Nem todas as coberturas possuem cobrança de franquia no seguro residencial.
O valor da franquia é descontado no momento da indenização. Por exemplo, a franquia de danos elétricos possui franquia de 10% do prejuízo com mínimo de R$ 400,00. Se o valor para conserto for R$ 1.000,00, a indenização será de R$ 600,00.
Ou seja, deduziu-se R$ 400,00 (valor mínimo de franquia) da indenização gerada ao cliente. Não precisa pagar a franquia, ela é sempre deduzida.
Normalmente, as coberturas no seguro residencial que não possuem cobrança de franquia são:
- Roubo/furto;
- Danos em vizinhos e terceiros;
- Pagamento de aluguel;
- Quebra de vidros;
Custos, despesas e vantagens de um seguro residencial
No exemplo acima, o valor indenizado ao cliente foi de R$ 610,00. Não foi um prejuízo muito grande, considerando as proporções que poderia ter sido.
Mas o que preciso comentar é o custo anual do seguro pago pelo cliente: R$ 409,00. Ou seja, levando em consideração que ele irá acionar o seguro somente essa vez durante toda a vigência de um ano, ele já economizou R$ 210,00!
Sem falar que ainda pode acionar as demais coberturas contratadas, e durante toda a vigência os serviços de assistência residencial estarão disponíveis.
Repense sobre ter um seguro para seu imóvel, seja casa ou apartamento.
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